Equipamentos Avançados em Holter e MAPA
Notícias

Um novo conceito em avaliação do marcapasso pelo Holter.


Pacer
Um novo conceito em avaliação do marcapasso pelo Holter.
 
Depois de dois anos de desenvolvimento e testes, a Cardios vai disponibilizar no mercado seu mais recente software de análises de gravações de Holter em pacientes portadores de marcapasso.

Quem trabalha com Holter sabe que estas análises sempre são um grande desafio nos sistemas convencionais.
 
O grande avanço deste novo software está baseado em três pilares fundamentais.

1. A criação de um banco de dados de espículas, atriais e ventriculares, durante a gravação a 800 pps por canal, através do exclusivo circuito do CardioLight ou dos dois circuitos independentes do CardioFlash+ (Fig.1).
 
Fig. 1. Espículas do MP registradas num canal específico do gravador de Holter. Podem ser visualizadas em destaque sobre os QRS’s
 
 
2. A possibilidade de definição, por parte do operador do sistema, das características do marcapasso, p.ex. atrial, ventricular, dupla câmara, etc. e dos valores dos intervalos espículas - QRS, FC do marcapasso e eventual histerese, que são considerados normais para o marcapasso analisado (Fig.2).
Isto aumenta exponencialmente a potência do software e a precisão dos dados fornecidos. 
Fig. 2. O menu de configuração permite definir o tipo de marcapasso e valores de programação dos intervalos.
 
3. Recursos inéditos de visualização dos eventos:

a. Classes de morfologias específicas;

b. Tabelas inteligentes;

c. Tacogramas de QRS e espículas.
 
a. Classes de morfologias específicas.
Apresentação de duas classes novas na classificação das morfologias dos QRS: Capturas Ventriculares, no caso de QRS precedidos de espícula ventricular e Normais precedidos de espícula Atrial. Isto permite edições mais rápidas e eficientes assim como a avaliação de parâmetros cardíacos importantes para a eventual reprogramação do MP.
 
b. Tabelas inteligentes
Através destas tabelas podemos observar tanto a quantidade de capturas ventriculares como de batimentos normais precedidos de espícula atrial. Da mesma forma, as falhas estão classificadas em falhas de estimulação, captura e sensibilidade.
Por se tratarem também de tabelas inteligentes, basta clicar em qualquer campo das mesmas que aparecerá a lista de todos os horários em que o evento solicitado se fez presente. Clicando sobre estes horários teremos o traçado correspondente (Fig. 3). Desta forma, a revisão dos dados e eventuais edições podem ser feitas rapidamente e com total segurança. 
Fig. 3. As tabelas inteligentes permitem acessar instantaneamente todos os eventos detectados na análise, com visualização dos traçados correspondentes.
 
c.Tacogramas de QRS e espículas
Os tacogramas são gráficos onde estão representados por pontos os intervalos entre eventos em um determinado período e em toda a gravação. Um dos tacogramas mostra os intervalos entre QRS enquanto o outro mostra os intervalos entre espículas. Isto permite ter uma idéia visual e rápida do comportamento do MP, assim como detectar eventuais falhas do mesmo (Fig. 4).
A integração da nossa tecnologia em detecção de espículas com o complexo algoritmo do CardioSmart e os modernos recursos de visualização desenvolvidos, permitem oferecer o software mais avançado de avaliação de marcapassos pelo Holter do mercado.
 
Fig. 4. Os tacogramas permitem visualizar os intervalos entre QRS, assim como os intervalos entre espículas do MP.


 
 


Av. Paulista, 509 - Andar 1, Andar 2, Conjuntos 201, 212-214
Bela Vista - São Paulo/SP - CEP 01311-910
Tel: (11) 3883-3030 | CNPJ: 51.961.258/0001-95