Equipamentos Avançados em Holter e MAPA
Notícias

Roll Over


 
Roll Over
Uma nova ferramenta para avaliar a VFC em curtos períodos
 
O período de 5 minutos foi convencionado para a avaliação da VFC no domínio da freqüência. No domínio do tempo os índices SDANN e SDNN Index estão referenciados a este período.

Os softwares convencionais apresentam os resultados horários e das 24hs, estudados em períodos de 5 minutos adjacentes e consecutivos. Entretanto, muitas mudanças do Sistema Nervoso Autônomo (SNA) são rápidas e transitórias e podem ser perdidas com esta avaliação "grosseira". É necessário um estudo mais "fino" destes períodos para focalizar melhor uma área selecionada. Como fazer isso sem alterar o período de 5 minutos convencionado em toda a literatura? A nova ferramenta, que denominamos "Roll-over" ("Rolar em cima de", seria a tradução) é um recurso que permite dividir um determinado intervalo de tempo em intervalos de 5 minutos superpostos, com uma defasagem de um minuto entre eles.


 
Na figura 1 vemos como um período de 15 minutos é decomposto por este método em 11 intervalos de 5 minutos, em vez dos 3 convencionais.
 


Figura 01
Decomposição de um período de 15 minutos em 11 intervalos de 5 minutos cada um, em vez dos 3 convencionais.


 
Na figura 2 podemos ver o intervalo de 1 hora, de um paciente real, na hora de acordar e levantar pela manhã. A linha azul, (escala da esquerda), representa os intervalos RR normais (NN), enquanto a linha roxa, (escala da direita) o pNN50, que avalia a atividade parasimpática. As quedas e elevações dos valores de pNN50 precedem ligeiramente à diminuição dos NN’s.


 
Figura 02
Curvas dos intervalos RR e do pNN50 de um período de 1 hora de gravação dividido em 56 intervalos de 5 minutos pelo método Roll-over.


 
Na figura 3 podemos observar um comportamento similar através da relação LF/HF, que mostra o balanço da atividade simpática/parasimpática, que sobe abruptamente na hora do paciente levantar, como era de se esperar.


 
Figura 03
Curvas dos intervalos RR e LF/HF de um período de 1 hora de gravação dividido em 56 intervalos de 5 minutos pelo método Roll-over.


 
Esta é uma nova ferramenta de pesquisa, idealizada e desenvolvida exclusivamente pela Cardios, e colocada a disposição dos cardiologistas interessados em se aprofundar na área. Será instalada em todos os sistemas CardioSmart S550. Por ser nova, não existem trabalhos publicados com ela abrindo um campo importante na investigação das distonias neurovegetativas e sua relação com as arritmias cardíacas e alterações isquêmicas do miocárdio.
 


Av. Paulista, 509 - Andar 1, Andar 2, Conjuntos 201, 212-214
Bela Vista - São Paulo/SP - CEP 01311-910
Tel: (11) 3883-3030 | CNPJ: 51.961.258/0001-95