Equipamentos Avançados em Holter e MAPA
Científico

CASO 02 - Paciente: JAP, 54 anos, branco, masculino , contador.

 

Hipertensão do Avental Branco

CASO 02 - Paciente: JAP, 54 anos, branco, masculino , contador.

Caso: Esse paciente, hipertenso sob tratamento há 6 meses, foi visto por cardiologista ocasião em que a pressão arterial resultante de três medidas foi de 154 x 96 mm Hg.

Ele fazia uso regular de 25 mg de Hidroclortiazida ao dia referindo-se assintomático. Diante do achado de pressão arterial não apropriadamente controlada foi-lhe sugerida associação de 5 mg de ramipril pela manhã, juntamente com a dose já em uso diurético.

O paciente retornou após aproximadamente 20 dias do início da nova terapêutica, sintomático - referindo: tonturas, sonolência e mal estar. Com a finalidade de avaliar o comportamento da pressão artrial com a terapêutica em uso foi-lhe solicitada Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial:

 


 
 

 

Comentários: Esse caso ilustra uma situação relativamente frequente que é caracterizada por elevação da pressão arterial no consultório, na presença do médico, não sustentada quando fora da clínica.

Isso carateriza o Efeito de Avental Branco, comum em paciente hipertensos sob tratamento, induzindo, muitas vezes, o médico a aumentar a medicação anti-hipertensiva com níveis de pressão muito reduzidos nas atividades usuais. Essa redução excessiva da pressão arterial pode, não raramente, tornar o paciente sintomático.
 


Av. Paulista, 509 - 1º andar - CEP 01311-910 - Paraiso - São Paulo / SP - Tel: 3883-3030

Web |