Equipamentos Avançados em Holter e MAPA
Científico

CASO 03 - Paciente: MAC, 32 anos, branca, feminino, advogada.

 

Hipertensão do Avental Branco

CASO 03 - Paciente:  MAC, 32 anos, branca, feminino, advogada.

Caso: Paciente grávida de 28 semana, primigesta. Referindo edema de MMII há 15 dias, principalmente vespertino. PA = 148 x 100 mm Hg no ginecologista e 152 x 96 mm Hg no cardiologista, para o qual foi encaminhada. Ela referiu pressão arterial sempre normal até a gravidez. Com a finalidade de avaliar o comportamento da pressão arterial para confirmação ou exclusão de comportamento anormal nas 24 horas foi-lhe solicitada MAPA.

 

 


 
 

 

Comentários: A presença de hipertensão do avental branco nas grávidas é relativamente frequênte. Vários estudos já mostraram que há melhor correlação entre eventos decorrentes de hipertensão na gravidez com a MAPA  em comparação com as medidas casuais. Assim, a necessidade de UTI neo-natal, ocorrência de partos prematuros e pré-eclâmpsia, por exemplo, foram fatos mais fortemente correlacionados com os valores de pressão obtidos pela MAPA.

Por fim, a ausência de descenso durante o sono, observado no gráfico de variações de pressão dessa paciente, contrariamente ao que se considerou no passado, não representa achado patognomônico de pré-eclâmpsia.
 


Av. Paulista, 509 - 1º andar - CEP 01311-910 - Paraiso - São Paulo / SP - Tel: 3883-3030

Web |