Equipamentos Avançados em Holter e MAPA
Científico

Normotensão do Avental Branco como Preditor de Morbidade Cardiovascular em Homens Idosos

 

Isolated Ambulatory Hypertension Predicts Cardiovascular Morbidity in Elderly Men
Circulation 2003 Mar 11;107(09):1297-1302
Kristina Björklund, Lars Lind, Björn Zethelius, Bertil Andrén, Hans Lithell
A MAPA – Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial de 24 horas – permitiu-nos uma nova visão sobre o comportamento da Pressão Arterial – PA.
Está muito bem documentado que o comportamento da PA estimado pela MAPA é mais forte preditor de morbidade cardiovascular que as medidas casuais.
Dentre outros aspectos avaliados pelo registro das variações da pressão nas 24 horas destaca-se a definição daqueles indivíduos que apresentam a PA elevada nas medidas casuais – usualmente em consultório – porém com médias normais de ambulatório.
Mais recentemente, se identificou, entretanto, um grupo de pacientes com comportamento peculiar em relação a PA: níveis de pressão normais no consultório contrapondo-se a valores elevados pela MAPA. Esses indivíduos foram identificados como portadores de Normotensão do Avental Branco (NAB). Muito pouco se conhece sobre o valor prognóstico desses indivíduos.
Nesse estudo, conduzido na Universidade de Uppsala – Suécia, avaliou-se um grupo de 578 pacientes, dos quais 188 (33 %) eram normotensos por ambos os criterios – MAPA e Medidas Casuais – 82 (14 %) com normotensão do avental branco e 308 (53 %) com hipertensão sustentada. Objetivou-se investigar o significado prognóstico da NAB, em relação à morbidade, nessa população de 82 indivíduos de homens idosos.
Após um seguimento médio de 8,4 anos, foram observados 72 eventos em toda a população estudada (risco de 2,37 eventos/100 pacientes-ano). Nesse estudo, ao avaliar-se os eventos por grupos de pacientes, ajustados para níveis de colesterol, tabagismo e Diabetes Melito, se demonstrou que Hipertensão Arterial Sustentada e a Normotensão do Avental Branco foram preditores independentes de morbidade cardiovascular (Figura 1).
Segundo os autores, a MAPA pode oferecer importantes informações prognosticas nos indivíduos com NAB.
Essa é uma contribuição muito importante e inédita que se soma a outras aspectos que gradativamente consolidam a MAPA como um importante e útil método para a prática clínica.
Dr. Fernando Nobre
Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto - SP

Av. Paulista, 509 - 1º andar - CEP 01311-910 - Paraiso - São Paulo / SP - Tel: 3883-3030

Web |