Equipamentos Avançados em Holter e MAPA
Científico

Hipertensão do avental branco e índice de massa do VE

 
Mule G, Nardi E, Cottone S, et al. Relationships Between Ambulatory White Coat Effect and Left Ventricular Mass in Arterial Hypertension.
Am J Hypertension 2003; 16:498-501.
 
Em pacientes hipertensos, o fenômeno da elevação da pressão arterial quando esta é aferida no consultório médico é tão bem conhecido que inclusive já recebeu uma denominação específica, o efeito do avental branco.
Embora esta situação possa trazer dificuldades para o ajuste das medicações anti-hipertensivas, a maior variabilidade dos níveis pressóricos observado nestes pacientes, geralmente é vista como uma condição benigna, não estando relacionado com um maior risco de lesão em órgãos-alvos. O resultado deste trabalho vem a somar-se com outras evidências que apontam em sentido contrário a afirmação anterior.
Em um estudo transversal, 296 pacientes hipertensos e sem estar usando anti-hipertensivos há pelo menos 2 semanas, foram submetidos a MAPA e a Ecocardiograma Transtorácico, buscando-se correlacionar o efeito do avental branco, definido como a diferença entre a primeira medida da pressão arterial na MAPA e a média das pressões diurnas na mesma monitorização, com o índice de massa do ventrículo esquerdo. Os resultados sugerem que a magnitude do efeito do avental branco tem uma relação diretamente proporcional com o índice de massa de ventrículo esquerdo.
Uma explicação atrativa para esta constatação, embora extremamente teórica, seria a seguinte: os pacientes com efeito do avental branco apresentariam uma hiper-reatividade intríseca da pressão arterial a qualquer estímulo estressante (ex: consulta médica), que funcionaria como um estímulo mecânico intermitente à hipertrofia dos miócitos cardíacos.
Portanto, no momento, não é prudente enxergamos o efeito do avental branco como um fenômeno tão inócuo assim como pensava-se anteriormente.
Dr. Giovânio Vieira da Silva
Sob supervisão do Dr. Décio Mion e Dr. Fernando Nobre

Av. Paulista, 509 - 1º andar - CEP 01311-910 - Paraiso - São Paulo / SP - Tel: 3883-3030

Web |