Equipamentos Avançados em Holter e MAPA

MAPA em pacientes obesos

Como obter medições de pressão arterial corretas em todos os pacientes e nos obesos em especial.

Para obter medições mais precisas evitando perdas e erros, deve-se prestar atenção a dois elementos importantes:


     1. Comportamento do paciente.
     2. Tamanho de Manguito.

Em relação ao comportamento do paciente deve-se notar que:

  • Qualquer movimento muscular durante a aquisição impede leituras consistentes, pelo fato de provocar variações da pressão do manguito em relação ao corpo.
    Alguns exemplos disto:
    • Movimentos angulares do braço.
    • Mexer os dedos durante a medição. É comum fazer isso para "relaxar um pouquinho".
    • Apoiar o braço sobre qualquer coisa sujeita a vibração, como o volante do carro por exemplo.

 

  • O manguito deve estar bem posicionado durante todo o exame. Instruir o paciente a verificar isto. Manguito “frouxo” ou deslocado da sua posição correta prejudica as medições.


Devemos lembrar que o "pulso" obtido pela passagem do sangue é ínfimo, movimentos musculares produzem pulsos até 100 vezes maiores que o fluxo sanguíneo.


É um fenômeno equivalente ao farol alto de um carro que causa grande demora na recuperação da capacidade da visão. Da mesma forma, o monitor de pressão fica "cego" por uns instantes, e incapaz de identificar adequadamente o fluxo sanguíneo na presença de movimentos musculares.


Em relação aos pacientes obesos, têm dois fatores adicionais que reduzem a capacidade de leitura do equipamento:

  • Como o volume de ar na bolsa é maior, este serve de amortecimento do pulso gerado pela atividade cardíaca, diminuindo sua amplitude.
  • Pessoas com mais tecido adiposo terão um "amortecedor" natural. Nestes casos, os cuidados devem ser maiores. Aumentar a pressão no fecho do manguito, mas sem provocar desconforto, pode ajudar. Esta medida também reduz o efeito descrito no primeiro ponto.


Como conseqüência, o comportamento dos pacientes mais obesos deverá ser mais estático. Eles deverão ser devidamente orientados na hora da instalação.


É importante frisar que nenhum equipamento é capaz de realizar um milagre. As proporções físicas do sinal observadas pelo método oscilométrico são bastante desiguais.


Av. Paulista, 509 - 1º andar - CEP 01311-910 - Paraiso - São Paulo / SP - Tel: 3883-3030

Web |